terça-feira, 7 de junho de 2011

SALIPI 2011

Segunda-feira, 6 de Junho de 2011

O Salão do Livro do Piauí que acontece de 5 a 12 de junho no Complexo Cultural na Praça Pedro II, tem como homenageado o escritor, professor e acadêmico da APL, Raimundo Santana. Na oportunidade, acontece a 14ª edição do Seminário Língua Viva. O evento lembra ainda o centenário de nascimento de Dinah Silveira de Queiroz, o centenário de nascimento de Nelson Cavaquinho e o escritor Moacir Scliar (in memoriam).
A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades, professores e de membros da Fundação Quixote - entidade realizadora do Salipi marcou o início das atividades. O secretário de Educação, Átila Lira esteve presente. A noite contou ainda com apresentação musical do sanfoneiro Pedro Macaquinho, de Canto do Buriti, no interior do Piauí.
Após a solenidade, o jornalista e escritor carioca Laurentino Gomes falou sobre seu mais novo livro: “1822”. O livro dedica um capítulo especial à Batalha do Jenipapo, realizada no Piauí e um dos mais decisivos confrontos para a Independência do Brasil.
O deputado Wilson Brandão, que representou o governador do Estado, fez questão de destacar a coragem da Fundação Quixote ao realizar mais uma edição do Salão.
Para a coordenadora do ensino médio, a professora Vilma Lages, o Salipi contribui na formação do profissional enquanto leitor. “Ele têm o contato com outras ciências, isso contribui bastante para sua formação. O evento fornece aos professores a sua formação como leitor e este, forma novos leitores posteriormente”, disse a coordenadora.

Além da exposição de cerca de 50 mil obras literárias, a programação do Salão do Livro do Piauí inclui palestras, exibições e apresentações artísticas. As atividades ocuparão, novamente, o espaço que compreende a Praça Pedro II, Theatro 4 de Setembro, Clube dos Diários e Central de Artesanato Mestre Dezinho.
Entre os escritores convidados para participar da 9ª edição do Salipi estão: Laurentino Gomes (autor dos livros "1808" e "1822"), João Gilberto Noll, Roseana Murray, Guilherme Fiuza (autor de "Meu Nome não é Johnny”) e grandes nomes da literatura piauiense, como os escritores Assis Brasil, Edmar Oliveira e Clara Melo.
As atividades tiveram início nessa segunda com a palestra “Esquizofrenia e Literatura”, de Rosa Kapila; às 10h, o pernambucano Durval Muniz abordou “A Invenção do Nordeste”; às 15h, Alcília Afonso (Kaki) profere a palestra “De Olho na Arquitetura Piauiense”. Fechando a programação do dia, o jornalista e escritor Guilherme Fiúza fala sobre “Bussunda não é Johnny: as Figurações do Romance-Verdade”.
Além das palestras e fóruns temáticos, o Salão conta ainda com uma programação infantil, apresentações musicais de todos os estilos e lançamento de livros.
Fonte: Assessoria Salipi

Autor: Marconni Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário